H I S T Ó R I A
No século VII, a Coréia era dividida em três reinos: Koguryo, Paekche e Silla, que além de ser menor era constantemente invadido pelos outros dois. Formou-se, na época, uma tropa de elite chamada Hwarang, tendo como base a disciplina, adotaram o uso do arco e flecha, da espada e várias formas de lutas usando os pés e as mãos.
O Taekwondo nasceu oficialmente nesse período, na cidade de Surabul, com o nome de Taekyon que significa chute pulando. A prática do Taekyon foi proibida durante 36 anos, período em que os japoneses ocuparam a Coréia.
Após a segunda guerra mundial, o Japão foi derrotado e os coreanos voltaram a treinar até conseguir a união de diversas escolas e estilos, adotando então o nome de Taekwondo.
Porém, ainda em 1948, o Taekwondo foi novamente afetado com a divisão da Coréia em sul e norte, situação que até hoje permanece. Devido a divisão surgiram duas linhas dessa arte marcial, destacando como a principal diferença entre elas, a proibição do soco no rosto, pelos praticantes do sul.
A Coréia do Norte obedece a ITF - International Taekwondo Federation. Na Coréia do Sul foram fundadas em 1965 a Korea Taekwondo Association (KTA), e em 1973 a World Taekwondo Federation (WTF). Apesar de ser um esporte oficialmente recente, a origem da arte marcial hoje conhecida como Taekwondo existe há mais de dois mil anos, numa época em que a Coréia (berço desta arte) era dividida em três reinos - Silla, Koguryo e Baekche - que viviam em constantes conflitos entre si e com seus vizinhos - China e Japão. Descobertas arqueológicas de pinturas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real que remonta à época da dinastia Koguryo, nos permite evidenciar a prática de Tae-Kyon (a mais antiga forma de Taekwondo) num período anterior ao ano de 50 a.C.
As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte do Tae-Kyon: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.
Nesta época, destes três reinos que viviam em constantes conflitos, Silla (o menor e menos desenvolvido deles) estava sempre sendo invadido pelo outros, bem como por piratas japoneses, que se aproveitavam de sua fraqueza e incompetência militar para saqueá-los. Ignorando suas diferenças com seu vizinho mais próximo, e preocupado com a segurança de seu próprio reino, o rei de Koguryu amedronta-se frente aos ataques dos piratas japoneses e resolve enviar forças militares para prestar treinamento a alguns guerreiros da nobreza de Silla e ajudá-los a combaterem e livrarem-se, e à própria península, dos ataques inimigos. Esta foi a primeira vez que o Taekwondo (naquela época conhecido como Tae-Kyon) foi introduzido no reino de Silla, que seria, a partir de então, seu maior propagador.
Uma vez contando com o apoio militar de Koguryo, o rei de Silla convocou a nobreza do reino para que formassem um grupo de elite, que se responsabilizaria pela defesa e proteção da nação. Esses nobres criaram um grupo que ficou conhecido como os Hwarang. Os Hwarang foram então treinados em diversas modalidades: arco e flecha, marcha, espada, bastão, lança, táticas militares e Tae-Kyon. Tornaram-se conhecidos em todo o reino. Seu rei, porém, acreditava que ainda lhes faltava uma ideologia, pois do contrário seriam nada mais que um grupo de assassinos bem treinados. Estudaram, então, história, filosofia confuciana, ética e moral budista. Daí formularam seu código de honra:
· fidelidade ao rei;
· lealdade aos amigos;
· respeito aos pais;
· nunca recuar ante o inimigo;
· só matar quando não houver alternativa.
Com a formulação deste código de honra, o movimento passou a denominar-se Hwarang-Do (Do significa "o caminho" em todas as artes marciais orientais).
A partir da formação do grupo dos Hwarang , Silla tornou-se tão poderosa frente a seus inimigos vizinhos que, no ano de 670 d.C., consegue unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do Taekwondo, na cidade de Surabul da Silla; mas na verdade, a prática desta arte é bem anterior a este período, como nos provam as pinturas encontradas na tumba Muyong-Chong, e que remontam ao século I a.C.
A partir daí, os Hwarang viajam pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o Taekwondo por todo o reino durante toda a dinastia Silla , que se estende de 668 d.C. até 935 d.C. Durante esta época, o Tae-Kyon se torna popular como uma atividade de recreação ou um sistema de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koryo (935 d.C. - 1392 d.C.) esse foco começa a mudar. Nessa época o Tae-Kyon passa a ser conhecido como Subak e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.
T a e k w o n d o n o B r a s i l
A KTA (Korea Taekwondo Association), envia para o Brasil o Grão-mestre San Ming Cho, em 1970. Estabeleceu- se em São Paulo, onde iniciou a prática dessa arte marcial no país e fundou a atual Academia Liberdade.
Em 1987, foi fundada a Confederação Brasileira de Taekwondo filiada a World Taekwondo Federation. Outros mestres da elite coreana foram chegando para difundir e ensinar o Taekwondo entre eles: Woo Jae Lee no Rio de Janeiro, Chang Seun Lim em Minas gerais, Jung Do Lim na Bahia, Soon Myong Choi no Distrito Federal, Ju Yo Loh em Pernambuco, Te Bo Lee no Rio Grande do Sul, Hong Soon Kang no Paraná e Sung Jang Hong no Espírito Santo.
Após três anos da fundação da primeira academia no Brasil, pelo mestre San Min Cho, foi realizado o primeiro torneio brasileiro de taeKwondo, em julho de 1973, no Ginásio do Pacaembú em São Paulo. Devido a grande repercussão do Taekwondo foram criadas mais de 2000 escolas.
Atualmente, o Taekwondo segue uma linha esportiva, com grande crescimento mundial. A versão sul coreana foi adotada nos jogos olímpicos e é coordenada em todos os países pela WTF, sendo reconhecida oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional, essa versão é praticada pela maioria das academias no Brasil.
Juramento do Taekwondo
Eu prometo:
· Observar as regras do TKD;
· Respeitar o instrutor e meus superiores;
. Nunca fazer mau uso do TKD;
· Ser campeão da liberdade e da justiça;
· Construir um mundo mais pacífico;
· Observar as regras do TKD;
· Respeitar o instrutor e meus superiores;
. Nunca fazer mau uso do TKD;
· Ser campeão da liberdade e da justiça;
· Construir um mundo mais pacífico;
Todo praticante deverá ter sempre em mente que, quanto melhor for a sua técnica, melhor será o seu espírito, adquirindo autocontrole, humildade, disciplina, paciência, coragem e saúde.
Espírito do Taekwondo
· Cortesia (educação e respeito);
· Integridade (honestidade e justiça);
. Perseverança (nunca desistir do objetivo);
· Autocontrole (domínio sobre si mesmo: lutar contra os desejos do corpo);
· Espírito Indomável (demonstrar coragem sem hesitações).
· Integridade (honestidade e justiça);
. Perseverança (nunca desistir do objetivo);
· Autocontrole (domínio sobre si mesmo: lutar contra os desejos do corpo);
· Espírito Indomável (demonstrar coragem sem hesitações).
A Ordem das Faixas
Dicionário expressões do Taekwondo
C O M A N D O S - KURYONG
| |
AnDja – sentar
|
Kuman = parar
|
Bal Bakugui – trocar de perna
|
Kuryong = comando
|
Barô – voltar
|
Murub Kuro = ajoelhar-se
|
Ilo-so – levantar-se
|
Parô = voltar, parar
|
Jua-u-Hyang-u = ficar frente à frente
|
Retchio = debandar, abrir
|
Jumbi = preparar
|
Shijak = começar
|
Kalhyo = separar
|
Shi-ô = descansar
|
Ke-Shi = contar até 10
|
Son-So = juramento
|
Kesok = continuar
|
Tchariot = sentido
|
Ki Rab = grito
|
Tio Gá = correr
|
Kiunhe = cumprimentar
|
Tiro Torá = meia volta
|
C U M P R I M E N T O S - INSA
| |
Anhión Rasseio – tubo bem
|
Kiunhe = saudação, cumprimentar
|
Do-Djan Kiunhe – saudação a sala de aula
|
Kuki e Derraio Kiunhe = saudação as bandeiras
|
Gansa Ram – nida obrigado
|
Kwan Ja Nim Kiunhe = saudação ao Grão Mestre
|
Jo Kio Nim Kiunhe – saudação ao Assistente
|
Nê ou Ié = sim
|
Kio Sa Nim Kiunhe = saudação ao Instrutor
|
Sa Bo Nim Kiunhe = saudação ao Mestre
|
DIREÇÕES – BANG YANG | ALTURA – NOPI
| |
An = dentro
|
Orun = lado direito
|
Ap = frente
|
Pitrô = diagonal para fora
|
Aproka = deslocar-se para frente
|
Saju = 4 direções
|
Arê = baixo
|
Tcharoka = deslocar-se para a esquerda
|
Bakat = fora
|
Tiroka = deslocar-se para trás
|
Dwi = atrás
|
Uen = lado esquerdo
|
Monton = tronco
|
Uroka = deslocar-se para a direita
|
Olgul = rosto
|
Yop = lado
|
COMPETIÇÃO – KUYONG KI
| |
Duktchon = Ponto Ganho
|
Kyongo = Advertência
|
Fan Jong = Decisão
|
Palmok Bohode = Protetor de braço
|
Fo Gui = Desistência
|
Seung Ja = Vencedor
|
Hong = Vermelho
|
Sil Kyok = Desclassificação
|
Jonkwang Fan = Painel eletrônico
|
Son On = Declaração
|
Jungani Bohode = Protetor de canela
|
Tche Gub = Categoria
|
Kamtchon = Ponto Perdido
|
Tchu Tchom = Sorteio
|
Ke Tchue = Pesagem
|
Tue Jang = Retirada do Local
|
Kyong Ki Jang = Área de Competição
|
Thong = Azul
|
Kyong Ki Shi Gan = Duração de Combate
|
CONTAGEM – SEGUI
| ||
CARDINAL
|
ORDINAL
| |
1
|
RANÁ
|
IL
|
2
|
TUL
|
I
|
3
|
SET
|
SAM
|
4
|
NET
|
SA
|
5
|
TASÔT
|
O
|
6
|
IOSÔT
|
IUK
|
7
|
IL GUB
|
TCHIL
|
8
|
IO DOLL
|
PAL
|
9
|
ARROP
|
GU
|
10
|
IOL
|
SHIP
|
11
|
IOL RANÁ
|
SHIP IL
|
12
|
IOL TUL
|
SHIP I
|
20
|
SUMUL
|
I SHIP
|
21
|
SUMUL RANÁ
|
I SHIP IL
|
30
|
SO RUM
|
SAM SHIP
|
40
|
MA HUN
|
SA SHIP
|
50
|
SHI HUN
|
O SHIP
|
60
|
YE SUN
|
—
|
70
|
IL HUN
|
—
|
80
|
YO DUN
|
—
|
90
|
A HUN
|
—
|
100
|
BECK
|
—
|
1000
|
TCHON
|
—
|
BASE DA PERNA – SOGUI
| |
Ap Koa Sogui
|
Base com os pés cruzados pela frente
|
Ap Sogui
|
Base frontal (passo normal)
|
Apkubi
|
Base de passo penetrado
|
Boom Sogui
|
Base de leopardo
|
Dwit Dari Sogui
|
Base com os pés cruzados por trás
|
Dwitkubi
|
Base em “L”
|
Hakdari Sogui
|
Base com um pé no chão e outra perna próxima a lateral do joelho
|
Jutchum Sogui
|
Base sentado (agachado)
|
Kyot Dari Sogui
|
Base encostada entre dois pés
|
Moa Sogui
|
Base com os pés fechados
|
Narani Sogui
|
Base com os pés abertos na largura do ombro
|
Natchuo Sogui
|
Base mais agachado do que o Jutchum Sogui
|
Ogum Sogui
|
Base com um pé no chão e outra perna na região proplítea do joelho
|
Orun Sogui
|
Base pelo lado direito
|
Pyoni Sogui
|
Base à vontade
|
Tchariôt Sogui
|
Base de sentido
|
Uen Sogui
|
Base pelo lado esquerdo
|
APLICAÇÃO DE MOVIMENTOS – KIBON DONJAK
| |
Jirugui = soco
|
Rulki = arranhar
|
Maki = defesa
|
Rurigui = arrancar
|
Milgui = empurrar
|
Tchagui = chute
|
Oligui = levantar
|
Tchigui = bater
|
Pegui = retirar
|
Tchiki = enfiar
|
Pyogui = abrir
|
Tzirugui = perfurar
|
MÃO – SON
| |
Agui Son
|
Região abdutor dos dedos polegar e indicador
|
Batang Son
|
Base da palma da mão
|
Kauwi Sonkut
|
Ponta dos dedos em forma de tesoura (dedo indicador e médio)
|
Kom Son
|
Mão em forma de “pata de urso”
|
Mo Dum Sonkut
|
Duas pontas do dedo, juntas dos dedos indicardoe e médio
|
Pyon Sonkut
|
Pontas dos dedos da mão aberta
|
Ran Sonkut
|
Ponta do dedo indicador
|
Son Dung
|
Dorso da mão
|
Son Mok
|
Pulso
|
Sonnal
|
Lateral da mão aberta
|
Sonnal Dung
|
Região adbutor do polegar da mão aberta
|
SOCO – JIRUGUI
| |
Ap Jirugui
|
Soco para frente
|
Arê Jirugui
|
Soco para baixo
|
Bandê Jirugui
|
Soco direto
|
Barô Jirugui
|
Soco indireto
|
Dangkyo Tok Jirugui
|
Puxa o soco no queixo
|
Dollyo Jirugui
|
Soco curvado para a lateral
|
Dwi Jirugui
|
Soco para trás
|
Jetchio Jirugui
|
Soco com a mão virada
|
Monton Jirugui
|
Soco descendo
|
Olgul Jirugui
|
Soco no rosto
|
Pyojok Jirugui
|
Soco no alvo
|
Seo Jirugui
|
Soco com o dorso do punho virado para o lado
|
Tchigui Jirugui
|
Soco batendo
|
Yop Jirugui
|
Soco para o lado
|
PUNHO FECHADO – JUMOK
| |
Bam Jumok
|
Punho com os dedos dobrados
|
Dung Jumok
|
Punho com as costas da mão
|
Jip-Ke Jumok
|
Punho com os dedos do polegar e indicador
|
Me Jumok
|
Punho lateral – lado do mínimo
|
Pyon Jumok
|
Punho aberto
|
BATER – TCHIGUI
| |
An Tchigui
|
Bater para dentro
|
Ap Tchigui
|
Bater para frente
|
Dollyo Tchigui
|
Bater virado
|
Dwi Tchigui
|
Bater para trás
|
Mok Tchigui
|
Bater no pescoço
|
Monton Tchigui
|
Bater no peito
|
Neryo Tchigui
|
Bater descendo
|
Ollyo Tchigui
|
Bater levantando
|
Pakat Tchigui
|
Bater para fora
|
Pyojok Tchigui
|
Bater contra o alvo
|
Tok Tchigui
|
Bater no queixo
|
Yop Tchigui
|
Bater para o lado
|
PERFURAR – TZIRUGUI
| |
Jetchio Tzirugui
|
Perfurar com a palma da mão para cima
|
O-Fô Tzirugui
|
Perfurar com as costas da mão para cima
|
Seo Tzirugui
|
Perfurar com a mão na lateral
|
Sonkut Tzirugui
|
Perfurar com a ponta da mão
|
BRAÇO – PAL
| |
An Palmok
|
Face lateral do antebraço
|
Dung Palmok
|
Face posterior do antebraço
|
Palkup
|
Cotovelo
|
Palmok
|
Região do pulso
|
Pakat Palmok
|
Face medial do antebraço
|
DEFESA – MAKI
| |
An Maki
|
Defesa para dentro
|
Arê Maki
|
Defesa embaixo
|
Kodurô Maki
|
Defesa com o outro braço apoiado
|
Monton Maki
|
Defesa no tronco
|
Nulô Maki
|
Defesa pressionando
|
Olgul Maki
|
Defesa no rosto
|
Otkoro Maki
|
Defesa com o outro braço apoiado
|
Pakat Maki
|
Defesa para fora
|
Pitrô Makii
|
Defesa torcendo
|
Retchio Maki
|
Defesa abrindo o antebraço
|
Tchukio Maki
|
Defesa levantando
|
Yop Maki
|
Defesa na lateral
|
PERNA – DARI
| |
Jungani
|
Canela
|
Murup
|
Joelho
|
PÉ – BAL
| |
Ap Tchuk
|
Parte da frente do pé
|
Bal Bakat
|
Planta do pé
|
Bal Dung
|
Dorso do pé
|
Bal Nal
|
Borda do pé (faca do pé)
|
Balkut
|
Ponta dos dedos dos pés
|
Dwichuk
|
Parte de trás da sola do pé
|
Dwikuntchi
|
Calcanhar
|
CHUTE – TCHAGUI
| |
An Tchagui
|
Chute circular para dentro
|
Ap Tchagui
|
Chute frontal
|
Aptcha Oligui
|
Levantando a perna para frente
|
Bandê Tchagui
|
Chute para dentro (AP Dollyo Tchagui)
|
Da Bang Hyang Tchagui
|
Chute com mais de duas repetições
|
Dangson Tchagui
|
Chute duplo com salto
|
Furyo Tchagui
|
Chute arrancando
|
Go-Dup Tchagui
|
Chute em seguida
|
Gulô Tchagui
|
Chute escorregando
|
Ilja Tchagui
|
Chute em uma linha reta
|
Iô Tchagui
|
Chute repetido
|
Jap-Go Tchagui
|
Chute segurando
|
Kauwi Tchagui
|
Chute com formato de tesoura
|
Mirô Tchagui
|
Chute empurrando
|
Mo-Dum Bal Tchagui
|
Chute com os pés juntos
|
Nakó Tchagui
|
Chute pescada
|
Pakat Tchagui
|
Chute circular para fora
|
Pitrô Tchagui
|
Chute diagonal para fora
|
Pot-Ô Tchagui
|
Chute esticado frontal
|
Sok-Ó Tchagui
|
Chute misturado
|
Tchi Tchagui
|
Chute para trás (coice)
|
Tigô Tchagui
|
Chute enfiando/descendo (Neryo Tchagui)
|
Timyo Tchagui
|
Chute com salto
|
Tollyo Tchagui
|
Chute virando lateral
|
Tora Furyo Tchagui
|
Chute giratório (Bandê Tollyo Tchagui)
|
Tuksu Tchagui
|
Chute específico
|
Yop Tchagui
|
Chute com a faca do pé
|
Regras do Taekwondo |
A definição da Arte Marcial
O Taekwondo caracteriza-se como forma de defesa pessoal de combate livre, que utiliza as mãos e os pés para repelir o adversário, em muitos casos sem a necessidade de agressão física, ou seja, sem danos físicos ao oponente.
Esta arte marcial compõe-se em várias partes: Kibon Dong Jak (movimentos básicos), Poom-se (formas), Kyorugui (luta ou combate), Kyukpa (destruição ou quebramentos) e Ho Sin Sul (defesas e torções). Abaixo veremos as três principais formas do taekwondo de maneira mais detalhada.
Poom-se (forma)
São movimentos pré-determinados realizados sob circunstâncias de luta ou combate com um inimigo imaginário, obtendo-se, dessa maneira, um melhor aperfeiçoamento das técnicas básicas, condicionamento físico e mental, e uma evolução em todos os componentes de seu organismo, muscular, ósseo e respiratório. Um Poom-se executado conforme as normas da WTF, consiste em cerca de 19 a 48 posições interrelacionadas.
Kyorugui (luta)
O Taekwondo possui dois estilos de luta. Um é livre, no qual pode usar livremente as técnicas adquiridas, em ataque ou defesa. O outro é a luta pré-combinada (competição), na qual segue uma sequência pré-estabelecida para a prática ou demonstração.
Kyukpa (quebramento)
Kyukpa é a forma de testar certos poderes de quebra em objetos como tábuas, telhas, e tijolos.
O tatame
O tatame (Do-jang) oficial das competições de Taekwondo é um retângulo plano, de superfície dura, que deve medir 28 metros de comprimento por 15 metros de largura.
As regras básicas das competições
Nas competições, os atletas de Taekwondo devem golpear seus adversários com os pés e mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário.
Cada combate tem três assaltos, sendo que, cada um com duração de dois minutos e intervalos de 1 minuto entre eles. Os lutadores são divididos em categorias conforme o seu peso.
Existem três maneiras possíveis de vencer uma luta:
Nocaute
É idêntico ao boxe. Após um lutador sofrer uma queda pelo seu adversário e cair no chão, é iniciada a contagem de 10 segundos para ver se ele terá ou não condições de continuar lutando. Se o lutador não mostrar reação após esta contagem, o seu oponente é declarado vencedor por nocaute.
Pontos
Cada golpe bem executado no oponente vale ponto. Golpe de punho ou chute no tórax (1 ponto), chute na cabeça (3 pontos) e chute na cabeça, saltando (4 pontos). Ao final da luta, se não houver nocaute, vence aquele que tiver mais pontos. Uma luta também pode acabar antes do tempo caso um dos lutadores atinja uma diferença de sete pontos do seu adversário ou então alcançar primeiro 7 pontos. No caso de empate, há também a possibilidade de haver um round extra, chamado de morte súbita, no qual, o atleta que marcar o primeiro ponto será o vencedor.
Desclassificação
Um lutador pode perder pontos ou até mesmo ser desclassificado em uma luta de Taekwondo por agarrar ou empurrar o seu oponente, desferir socos no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou ser indisciplinado. Caso do ex-lutador cubano, Angel Matos (foto acima), campeão olímpico, que desferiu um chute no árbitro após ficar inconformado com um resultado adverso. Esta atitude baniu o atleta do Taekwondo.
Os juízes e suas funções
Como mostra a imagem acima, veremos a seguir, quais as funções dos juízes e árbitros do taekwondo nas competições oficiais.
Árbitro
Fica posicionado no centro do tatame. Sua função é mediar a luta e aplicar as punições quando alguma infração ocorrer.
Cronometrista
Fora do tatame, geralmente são dois os cronometristas que ficam em uma mesa, sendo que, um deles é o responsável por controlar o tempo dos assaltos e o outro é o oficial de placar, que tem como função registrar as decisões tomadas pelos juízes.
Juízes
São três os juízes responsáveis por anotarem os pontos conquistados pelos golpes aplicados pelos atletas. Eles ficam posicionados nas laterais do tatame formando um triângulo. A ilustração acima é de um jogo de taekwondo.
Os equipamentos
Por ser um combate, o Taekwondo requer equipamentos de proteção, como mostra a ilustração acima, que são: Dobok (quimono), protetor de tórax (hogu), protetor de órgãos genitais (masculino e feminino), protetor de antebraço, protetor bucal, caneleira, capacete e luvas.
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